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Curso preparatório para

Praticante de Prático

Programação 2018

Módulo 4 - PNA

Principles of Naval Architecture

Squat Interaction Manoeuvering

Baseado na bibliografia recomendada para o concurso, de acordo com a NORMAM 12, este módulo (dividido em três) incluirá o item  Manobrabilidade do Navio (Ship Manoeuverability) em seus subitens Principles of Naval Architecture - PNA, de Lewis, Edward V. e Squat Interaction Manoeuvering - The Nautical Institute.

 

Conteúdo Programático:

 

PNA 1 - Resistências do Navio (PNA Vol II - Chapter V);

 

  • 02 a 24 de agosto

 

Resistência friccional.

Resistência a ondas.

Resistências relativas às perturbações nas linhas de corrente devido à forma do casco e seus apêndices.

A resistência devido ao fenômeno “wave-breaking”.

A resistência ao ar e ao vento.

A resistência adicional devido às ondas.

Os efeitos da variação de calado nas resistências do navio.

Efeitos de águas rasas nas resistências do navio.

 

PNA 2 - Propulsão do Navio e Propulsores

(PNA Vol II - Chapter VI)

 

  • 30 de agosto a 20 de setembro

 

Definição de propulsão.

Teoria da propulsão.

Interação entre o casco e o propulsor.

Geometria do hélice.

Cavitação.

Tipos de propulsores.

A ação de um propulsor parcialmente submerso.

 

PNA 3 - Controlabilidade do Navio (PNA Vol III - Chapter IX e Squat Interaction Manoeuvering)

 

  • 21 de setembro a 26 de outubro

 

  • Estabilidade de governo.
  • Manobras-padrão.
  • Estabilidade e controle do navio.
  • Análise da habilidade de governo de uma embarcação.
  • Acelerações para vante e para ré em um navio.
  • Parar o navio.
  • Distâncias e relações entre tempos e velocidades para se parar um navio.
  • Parar o navio com liberdade para guinar.
  • A manobra de “rudder cycling”.
  • Efeitos e características da máquina e sua dinâmica na guinada.
  • A manobra de “coasting”.
  • Equipamentos auxiliares para se parar um navio.
  • Superfícies de Controle (lemes)
  • Geometria do leme.
  • Princípio de sustentação e arraste: forças e momentos do leme.
  • Princípios do escoamento em torno do leme do navio.
  • Influências da razão de aspecto do leme.
  • Diferenças de atuação entre um leme de estrutura fixa e um do tipo “flap”.
  • Influências da forma do casco na ação do leme.
  • Efeitos do meio ambiente:

a) Ventos.

b) Correntes.

c) Ondas.

d) Estabilidade de governo com os efeitos do meio ambiente.

e) Interação do navio com:

- águas rasas;

- bancos;

- canais estreitos; e

- outros navios.

Carga horária: 84 horas

 

Período: 02 de agosto a 26 de outubro

 

Dias: 5as. e 6as feiras

 

Horário: das 18h30 às 22h

 

Professor: Edson Mesquita

 

Material Didático: Será fornecida ao aluno uma apostila contendo toda a matéria.

MATRICULE-SE

PNA 1 — 28h

 

Á vista: R$ 1.820,00

 

A prazo

4 X R$ 462,00

Total em 4x: R$ 1.848,00 — 1 à vista + 3

 

 

PNA 2 — 21h

 

Á vista: R$ 1.365,00

 

A prazo:

4 X R$ 347,00

Total em 4x: R$ 1.388,00 — 1 à vista + 3

 

 

PNA 3 — 35h

 

Á vista: R$ 2.275,00

 

A prazo:

4 X R$ 578,00

Total em 4x: R$ 2.312,00 — 1 à vista + 3

qui sex qui sex
Agosto
02
(PNA 1)
03
(PNA 1)
09
(PNA 1)
10
(PNA 1)
16
(PNA 1)
17
(PNA 1)
23
(PNA 1)
24
(PNA 1)
30
(PNA 2)

31
(PNA 2)

Setembro
06
(PNA 2)
13
(PNA 2)
14
(PNA 2)
20
(PNA 2)
21
(PNA 3)
27
(PNA 3)
28
(PNA 3)
Outubro
04
(PNA 3)
05
(PNA 3)
11
(PNA 3)
18
(PNA 3)
19
(PNA 3)
25
(PNA 3)
26
(PNA 3)

Marina da Glória

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Rio de Janeiro – RJ